Antes que você, meu leitor, ache que vou falar mal de automação de marketing gostaria de lembrar que não só eu sou um defensor do seu uso, como professor que dá aulas sobre esse tema. Talvez, por isso mesmo, fico furioso quando alguém faz a besteira que vou contar, até pelo fato de que isso […]

Estudando um pouco mais sobre métricas em marketing, um assunto ao qual me dedico há muito tempo, encontrei um texto que lista 117 métricas diferentes. Sim, você não leu errado, nem foi erro de digitação. Cento e dezessete! As empresas estão se afogando em dados e, quanto mais informação, sem filtro ou análise, maior a […]

Em tempos remotos, as empresas tinham seu valor calculado pelos ativos que possuíam, incluindo suas marcas. Nos últimos 20 anos do século passado, passaram a ser avaliadas pelas suas carteiras de clientes. Atualmente, muitas têm sido compradas pela sua equipe de trabalho. Num bate papo recente um colega de mercado comentou que tinha perdido um […]

Você era cliente Mais do Pão de Açúcar (ou de qualquer outro programa de fidelização de supermercados). Digitava seu CPF no caixa e recebia descontos. Ou era cliente das Lojas Americanas, onde aproveitava os baixos preços de alguns produtos, como qualquer outro ser humano que entrasse na loja. Também gostava das propagandas de Natal da […]

Em 1994, o professor Teixeira Coelho da ECA-USP, publicou um artigo denominado “Pedagogia do telhado”, falando sobre os modelos de ensino-aprendizagem. Resumidamente, ele explicava que existem três formas de relacionamento entre o indivíduo e o mundo, a saber: O primeiro se dá através da sensibilidade e do qualitativo que estimulam a busca de respostas para […]