Do banco de dados básico ao mundo de big data foram quase 30 anos de caminhada.
Leia maisNão são poucas as empresas que têm se dedicado a entender melhor as estratégias e táticas de pricing como ferramenta fundamental para as suas sobrevivências. Lembro quando fazia minha pós-graduação em economia de empresas de ter estudado um livro chamado “O sistema de preços e alocação de recursos” de Richard Leftwich. Na época isso parecia […]
Leia mais“A única forma de prever o futuro é criando-o você mesmo” (Joe Jackman) Provavelmente a afirmação mais contundente de Joe Jackman durante o congresso brasileiro de varejo (BRWeek 2017) foi a de que a irrelevância é mais dolorosa do que a mudança. No entanto, boa parte das empresas prefere continuar fazendo mais do mesmo, acreditando […]
Leia maisEm 1999 Bernd Schmitt publicava o seu Experiental Marketing, onde ele afirmava que as abordagens tradicionais de características e benefícios já não eram suficientes para os clientes de um ecossistema multimídia e extremamente comoditizado. Mais do que vender produtos, as empresas precisam chegar aos corações e mentes dos clientes. Dezoito anos depois muito se fala […]
Leia maisNos últimos tempos tenho me dedicado com mais intensidade à tarefa de prospecção de clientes, seja sozinho, seja em companhia dos meus parceiros da Trilha e da PaP. Muito do que tenho feito está baseado nos modelos do Stavros Frangoulidis e, ainda que não siga rigorosamente suas recomendações, reconheço que as técnicas que ele ensina […]
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